04/07/2009

AH, SE CAUBY FOSSE MESTRE DE CAPOEIRA...!


Por Dr. Delfino Anfilófio Petrúcio *

... definitivamente: assim não dá pra trabalhar!

É por essas e outras que eu sonho com a fundação do S.A.P.O.S., o Sindicato de Analistas Palhacísticos Organizados em Sindicato. Falta respeito pela profissão! Faltam melhores de condições de filosofagens! Falta melhor qualidade de lustra-móveis para a nossa cara-de-pau! Faltam sapatões e calçolões estofados mais adequados aos tropicos e tropeções que levamos o tempo todo! Faltam mais idéias pra gente reclamar de mais coisas que faltam! O que mais importa é a falta que as faltas fazem, principalmente na hora que faltam. E, no dito pelo não-dito, viva o Benedito, certo? Do que é que eu estava falando, mesmo? ... humm... Tá vendo?! Falta memória! Definitivamente: assim não dá pra trabalhar.

É muita pressão, pra quem nem sequer é xamã-goleiro pra dar conta de tanto ataque ao mesmo tempo! Dou exemplos. Se já está difícil explicar a Sarney e Lula que essa ficação anda dando muita bandeira, imaginem só agüentar a Família Jackson insistindo para eu instalar meu consultório em Neverland! Mas nem que chova narigões! Aquilo não é lugar pra eu aplicar risoterapia-de-choque, dia-sim-dia-não, com injeções de cócegas de meia em meia hora, em Mahmoud Ahmadinejad e Kim Yong-nam... Isso sem falar na síndrome de pânico de Hugo Chaves, causado pela desaparição de Bush. Não, não! Mas nem que a vacamarelafizpipinapanela tussa!

Querem mais?! Então o que me dizem da incontrolável pandemia de H4PN12w@#Grrr2 (o vírus da Invejite-Aguda) causada na comunidade de palhaços-capoeiristas por causa do show de puro estilo que, sem mais nem menos, dona Belabelinha e seo Canneta resolveram derramar nos terreiros de Capoeira? São centenas de emails querendo saber qual é a fórmula secreta da hipnótica ginga-parafúsica-mamulenga do Canneta e como é que a Musa consegue, num único rabo-de-arraia, juntar mudra, samba-no-pé, karatê, hula-hula e axé!

Mas como eu sou um palhaço sério, requintado, fino e gentilclown, resolvi ir regar as flores de minhas idéias em Foz de Iguaçu, a convite de meu guru, o Mestre Bolinha. Lá, armei meu divanzinho portátil diante das Quedas, acendi meu cachimbo-de-bolhas-de-sabão e lancei-me a uma outra dimensão de consciência. Fiquei tão feliz por me encontrar com seres caiados de branco, cantando e tocando para aquelas Águas abençoadas, que nem me importei com a sapequice de um daqueles querubins, que flechou meu rubro narigão... No entanto, oda aquela paz foirepentinamente rompida pelos brados de Papaiaço:

[cantando] Cantei, cantei

Como é cruel cantar assim

E num instante de ilusão,

Te vi pelo salão

A caçoar de mim...

Era meu prestimoso editor (hoje em dia temporariamente exilado em Andrômeda). Teria sido algum tipo de surto? Não, a história era outra: Papaiaço estava totalmente transfigurado, com seus parcos cabelos encaracoladinhos, saltitando na ponta dos pés e, numa das mãos, acenando às Águas de Iguaçu com um delicado lencinho dourado e bordado, soltando bitocas à multidão. Tratava-se de um intenso "transe mediúnico" e, cientes disto, os seres caiados de branco postaram-se atentos, a seus pés.

— É chegado um Novo Tempo!

— Sim! — saudaram todos.

— Uma nova Tradição! Uma nova Linha Esotérica! A Linha do Cauby!

— Oooooooohhhh! Vamos contigo, mestre!

— NÃO! Só aqueles que passarem pelo Dr. Calabreza...

— Como assim!!!??

— Ele fará o exame de aura dos seus penteados e maquilagens!

[gritos histéricos e efusivos] Shoooooooow!

— Eu mesmo cuidarei do Núcleo Musical da nova Linha...

— Nós lhe agradecemos, mestre! Mas quem fará a nossa Guarda de Dança?

— Clóvis Bornay, é claro!

— Diviiiiiino! E quem cuidará dos Dragões da nossa Guarda?

— Isabelita dos Patins, meus amores!

— Iupiiiii! E da nossa Roda de Capoeira?

— Madame Satan!

— Víxe!

— Nosso Núcleo de Comunicação ficará por conta de Leão Lobo. Nossa brava Juventude será conduzida por Roberta Close e a concepção estilística de nossos mantos estará nas mãos mágicas de Rogéria!

— Quem será nossa Santa Padroeira, mestre?

[cantando] Cán-cei-çãããããããããããããoooo...

[muitas palminhas e saltitchos] E nosso Mentor, mestre, quem será?

— Adivinhem...?

— ...

— CLÔ!!!! [fogos de artifício, confetes, serpentinas e muita (muita!) purpurina]

Que mundo é esse, meu Narigudo Eterno?! Assim não dá! Não se tem mais sossego nessa vida? Recolhi minhas coisas e voltei para meus pacientes no mesmo instante. Definitivamente: assim não dá pra trabalhar...


* Dr. Delfino Anfilófio Petrúcio é pós-graduado em Filosofagem,

com mestrado em Corinthianismo Ortodoxo e PHD em charme, beleza, elegância, gostosura e modéstia.

Consultas e reclamações ao Serasa: biaggiolic@yahoo.com.br

Nenhum comentário: